quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Herói ou Otário?


Há alguns meses, surpreendi-me com uma afirmação da médica e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva: O herói de ontem tornou-se o otário de hoje. Algo fez um “clic” dentro de mim, certa de que ela havia expressado algo que muitos percebem e poucos conseguem descrever. Onde estão os heróis? Onde os homens e mulheres cheios de virtudes e coragem? Onde os que dão a própria vida para salvar outros? Bem, aqui e ali se vê algum, exaltado pelo telejornal em um “ato humanitário”,mas a maioria, mesmo, aqueles que vivem o dia a dia longe das câmeras, esses são conhecidos como otários.
Se alguém ouve um grito de “socorro”, logo se encolhe, ou se joga no chão com medo de bala perdida. Um ou outro mais corajoso, esconde-se atrás da porta e liga para a polícia do celular. Socorrer, porém, quase ninguém socorre.
Presencia assalto na rua? Ah! Agora, sim, se faz algo como antigamente: correr o mais rápido possível. Só que, antigamente, se corria para ajudar a vítima, agora, corre-se para o lado oposto. Ou alguém vai ser otário de se meter entre o ladrão e a vítima? Nem pensar! Gritar “pega ladrão”? Só se for muito otário! Agarrar o braço do cara que está com a mão dentro da bolsa da senhora que se equilibra no ônibus? Otário!
E socorrer alguém que foi atropelado, assaltado, jogado no asfalto? Nem pensar! Pode ser um truque para pegar um otário que pare para socorrer. Dar carona? Pensa que sou otário? Mas, e se for uma carona para uma senhora idosa que está se arrastando em direção ao posto de saúde? Mas, que pergunta! Só um otário faria isso. Não vê que é truque para pegar alguma mente muito embotada? E se for um carro acidentado com alguém ensangüentado fazendo sinal no acostamento da estrada? Truque, otário. É ketchup e assalto na certa.
Certo dia, um homem foi assaltado e deixado ferido no meio da estrada. Passaram por ele um sacerdote e um levita, apressados para chegar à oração, e não foram otários. Não pararam para socorrê-lo. Afinal, heroísmo tem hora. Quem mandou ser assaltado e ferido logo ali na passagem deles?
Depois dos dois “homens de Deus”, passou um antipatizado por todos. Era estrangeiro e nem conhecia o lugar direito. Não conseguiria, porém, deixar aquele ferido sem socorro. Colocou-o em seu transporte, cuidou das feridas e ainda arranjou quem cuidasse dele até sua volta da viagem interrompida. Havia perdido um tempo enorme com aquele bagaço de homem, mas não se considerou otário. Aliás, nem otário nem herói. Apenas fez o que gostariam que fizessem com ele.
Uma noite, após um acidente, vi-me na estrada, com dois irmãos ensangüentados junto a mim e, logo atrás, um boi que havia “voado” quando pego por nosso carro. Era muito óbvio que havíamos tido um acidente. Eu e o rapaz, acenávamos para cada carro que passava, tentando conseguir ajuda para sua esposa, sangrando, encostada ao carro. Ninguém parou.
Não sei se você sabe o que isso significa, mas eu sei. Já fui o ferido a pedir socorro na estrada.
O segredo certamente é este: fazer aos outros o que gostaria que fosse feito a você caso estivesse na mesma situação. Ser um irmão, não um desconhecido, uma máscara na multidão. O herói é irmão, tem nome, endereço, coração, solidariedade, compaixão. O otário é… bem, um otário, mesmo. Um egoísta, individualista, sem nome, sem endereço, sem coração, indiferente ao sofrimento do outro.
O otário está pronto para assistir, impávido, o outro morrer, desde que salve sua pele. Enche-se de uma covardia bem conhecida, que vem do egoísmo. O herói está disposto a arriscar a própria vida para ajudar o outro. Enche-se de uma coragem desconhecida, que vem do amor. Essa é a definição correta, evangélica, verdadeira do herói. Foi isso o que Jesus fez, por amor. Infelizmente, foi isso o que esquecemos, a tal ponto que cometemos o lamentável engano de classificar como otário quem, na mentalidade do Evangelho, é herói.

por Emmir Nogueira, Co-Fundadora da Comunidade Shalom

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

É namoro ou amizade?



A espera sempre é o preço e a certeza da felicidade.

Fazem parte do processo de amadurecimento humano as muitas dúvidas e as muitas perguntas que nos fazemos. Quando se trata de relacionamento, então, isso só aumenta. Ao conhecermos alguém e começarmos a nos aprofundar em uma amizade, chega um momento em que os sentimentos se confundem e a velha pergunta é feita no interior do nosso coração: "É namoro ou amizade?" O problema não está em se questionar, mas em querer obter respostas imediatas. Quem não espera o tempo certo da resposta e se precipita, não só corre o risco de perder uma boa amizade como também pode colocar a possibilidade de um bom namoro a perder.
Quando se trata de sentimento, as confusões interiores são naturais. Nosso coração, muitas vezes, é território desconhecido e surpreendente. A cada nova experiência ele age de maneira inusitada, nos desconcertando e nos deixando sem saber como agir. Não há uma regra no que se refere a sentimento e a relacionamentos, só a prudência no parar, esperar, observar para depois agir.
Toda amizade passa por fases de maturidade, as quais vão se desenrolando à medida que nos aproximamos da outra pessoa. Dentre essas fases, uma delas é conhecida pelas pessoas mais requintadas como "enamoramento", mas nós preferimos chamá-la de "paixão", cuja definição mostra bem os sentimentos que são vividos nesse momento: sentimento forte; designa amor, atração, acentuada predileção, etc. Quando nos aproximamos de alguém, nos tornamos amigos – seja de um homem ou de uma mulher – existe aquele momento de querer estar sempre perto, de saber e participar da vida do outro, das suas lutas, dos seus desejos, de querer bem, de se importar com tudo o que ele vive, de cuidar, de amar de forma concreta. É justamente dessa fase, completamente espontânea em qualquer amizade, que nós estamos falando.
É nesse momento do relacionamento que a pergunta surge e começamos a nos questionar, o que é muito natural, principalmente quando diz respeito a uma amizade entre um homem e uma mulher. Mas se tentamos, já nesse estágio, dar respostas a esse questionamento podemos colocar tudo a perder. Isso acontece porque a paixão é comum tanto nas amizades, quanto nos relacionamentos amorosos, o que pode confundir o nosso coração. Mas então como discernir?
A primeira coisa é deixar esse tempo de intensas emoções passar. Deixar que o tempo seja o nosso melhor amigo e nos mostre a vontade de Deus para esse relacionamento. Só quando a poeira das emoções fortes abaixa é que conseguimos enxergar as coisas como realmente são. Depois disso vemos a pessoa como verdadeiramente ela é, sem impressões imediatistas, percebendo seus defeitos e reforçando as suas qualidades. É nesse momento que vamos parar, ponderar e, muito sinceramente, buscar em Deus uma resposta, para só então agir.
Quando não se vive esse processo de maneira tranquila e sadia, muitos problemas aparecem. Uma amizade que tinha tudo para dar certo, para fazer duas pessoas crescerem juntas, pode ser jogada no lixo pela pressa em responder aos questionamentos interiores. E, com isso, sempre alguém sai ferido por se sentir usado, por se desiludir com a outra pessoa e achar que tudo não passou de simples interesse.
Todo bom namoro começa com uma boa amizade. Mas nem toda boa amizade termina em um bom namoro. É preciso muita prudência, muita calma e paciência. Quem vive este tempo de forma madura acaba colhendo os melhores frutos do relacionamento. O namoro gerado pela amizade é sadio, sem ilusões ou precipitações, pois as pessoas lutaram para se conhecer antes de tomarem qualquer atitude. Por outro lado, se o relacionamento permanecer como uma boa amizade, o conhecimento adquirido e a maturidade alcançada pelos amigos vão gerar muito respeito, confiança e liberdade entre os dois. Em ambos os casos, a espera sempre é o preço e a certeza da felicidade.
Talvez você esteja com esse questionamento no seu coração. O relacionamento com alguém muito especial está levando você a se perguntar sobre a vontade de Deus para determinada amizade. Pare, espere, observe, reze e só então aja. Não queira se juntar ao grupo cada vez maior de pessoas frustradas em tantos relacionamentos, pois confundiram as coisas e trocaram os pés pelas mãos. Não se deixe levar pelo borbulhar de seus sentimentos, mas espere tudo se acalmar em seu interior para que você possa discernir bem a vontade de Deus e não colocar tudo a perder.
Entretanto, é bom lembrar que essa espera e esse discernimento precisam acontecer de ambas as partes. Ninguém ama sozinho nem convence o outro a amar. Por isso é preciso deixar passar a fase da paixão em ambos os corações, para então buscarem juntos – e em Deus – uma resposta coerente.
Quem em suas amizades soube viver tudo isso de forma serena e acertada, hoje pode testemunhar, pelos frutos, a realização plena da vontade de Deus. Por isso saiba esperar para depois responder a essa pergunta. Se é namoro ou amizade só o tempo vai responder, por isso, pague o preço da felicidade: espere!
Seu irmão,
Renan Félix

renan@geracaophn.com

Seminarista da Comunidade Canção Nova, reside atualmente em Cachoeira Paulista (SP). Outro temas do autor: blog.cancaonova.com/renanfelix

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Flores Raras...

Conta-se que havia uma jovem que tinha tudo,um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe rendia um bom salário e uma família unida. O problema é que ela não conseguia conciliar tudo. O trabalho e  os afazeres lhe ocupavam quase todo tempo e ela estava sempre em débito em alguma área.
Se o trabalho lhe consumia tempo demais, ela tirava os filhos, se surgiam imprevistos, ela deixava de lado o marido...
E assim, as pessoas que ela amava eram deixadas para depois até que um dia, seu pai, um homem muito sábio lhe deu um presente: Uma flor muito rara, da qual só havia um exemplar em todo o mundo. O pai lhe entregou o vaso com a flor e lhe disse: filha, esta flor vai lhe ajudar muito mais do que vc imagina! Você terá apenas que regá-la e poda-la de vez em quando, e, às vezes, conversar um pouquinho com ela. Se assim fizer,ela enfeitará sua casa e lhe dará em em troca esse perfume maravilhoso. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.
Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho trabalho consumia todo o seu tempo, sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chagava em casa, e as flores ainda estava lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia,  sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto! A planta, antes exuberante, estava completamente morta, suas raìzes estavam ressecadas, suas flore murchas e as folhas amareladas. A jovem chorou muito, e contou ao pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu. Eu já imaginava que isso aconteceria, e, infelizmente, não posso lhe dar outra flor, porque não existe outra igual a essa.
Ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família.
Todos são bênçãos que o Senhor lhe deu, mais vc tem que aprender a regá-los, a podá-los a dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos tambèm morrem. Você se acostumou a ver a  flor sempre lá viçosa, perfumada, e esqueceu de cuidar da- la. Por fim, o pai amoroso concluiu: FILHA!!! CUIDE DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA!!
E você, tem cuidado das flores raras que Deus lhe empresta, em forma de filhos, esposa(o), irmãos e ouros familiares? Lembre-se sempre que seus amores são flores únicas que Deus lhe compete  cuidar Problemas surgem. O trabalho pode ser feito mais tarde. compromissos sociais podem ser adiados, mais os filhos dependem dos seus cuidados constantes para que não venham a fenecer.
Cada pessoa é uma flor... Não há no universo outra igual... O divino cultivador as depositas em nosso lar, confiando-as aos nossos cuidados. E para que essas flores raras possam perfumar o ambiente, ofertando-nos sua beleza, é preciso que as podemos de vez em quando, e as reguemos todos os dias com got5as de afeto e compreeção. Pense nisso, mais pense agora!! 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UM SHOW!!!

Image and video hosting by TinyPic


AÍ GALERA A PRIMERA CRISTOTECA NO EMBALO COM CRISTO,FOI DEMAIS.UM SHOW.DJS ROGÉRIO E RAMON DE CASTANHAL, ABALARAM COM CRISTO E A JUVENTUDE SANTAMARIENSE ADOROU!! EM BREVE NOVIDADES!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FRASES DOS SANTOS

"Nada te perturbe, nada te assuste, tudo passa. Deus nunca muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!" Santa Tereza d'Avila.



"Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda."Santa Teresa d'Ávila.

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível."São Francisco de Assis.





"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem sentir-se melhor e mais feliz." Madre Teresa de Calcutá.








"Senhor, reforma teu mundo, começando por mim." De uma oração chinesa.



"Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagra Escritura, Deus fala conosco." Santo Isidoro.




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uma Super Novidade!!!

Ampliar imagem
Santos de calça jeans Adriano Gonçalves
por: R$ 14,90
Detalhes
Santos de calça jeans - Adriano Gonçalves

Santidade não está relacionada a realizar fatos homéricos ou viver em eterna penitência. Santidade é viver a Verdade e o Amor de Cristo no nosso dia a dia, tendo a Palavra do Senhor como bússola em nosso caminhar. Podemos ser Santos na faculdade, na academia, nas reuniões com nossos amigos ou nos sites de relacionamento na Internet.
O tempo presente urge por Santos que saibam curtir a vida e aproveitar as coisas boas que o mundo tem para nos oferecer, mas sem ser mundanos. Nesta obra, Adriano Gonçalves nos mostra que santidade está ao alcance de todos, inclusive dos jovens, que são desafiados a viver esta santidade sem perder a juventude, tornando-se a geração Santos de Calça Jeans. Vc pode adquerir no http://www.cancaonova.com/ ou http://www.shopping.cancaonova.com/

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Saborear a Vida!!

William Shakespeare
“Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas”.

Sorrindo Pra Vida!!!

Um dia sem sorrisos é um dia perdido!! Precisamos acordar dispostos para sorrir, sorrir para a vida, para os amigos, para os inimigos, e em especial para os problemas.Sim, para os problemas, quando olhamos para aquele probleminha e damos aquele sorriso... dizemos para ele: Tu não és nada diante da alegria e da felicidade que Deus me dá, passarei por cima de te, te esmagarei porque Cristo esta por mim, melhor ainda esta comigo. É minha felicidade, minha alegria nada me fará desistir. Assim, com um sorriso nos lábios seguirei cantando, proclamando sempre que a alegria do Senhor é minha  força!!!

Alegra-te Cheia(o) de Graça, O Senhor Está Contigo!!!!



Pedro Jr.( JOMEC Jovens Missionários Em Cristo)
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Santa Maria do Pará.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Apresentação

A Verdadeira Felicidade Está Em Cristo.
O jovem hoje mais do que nunca vive cercado de tudo e todas as coisas que o mundo oferece para "ser feliz". Diz que a felicidade está numa marca de roupa ou de sapato, que esta na balada, no sexo livre, enfim, em todos os lugares.

A juventude querendo curtir a vida sai a procura de todas essas coisas. Ao se deparar com as tais promessas mundanas, que são mostradas como uma embrulho de presente, o jovem mergulha de cabeça, se entrega. Muitos passam por uma vida depravada tudo em busca da felicidade oferecida pelo mundo. Se entregam as drogas, ao álcool, a prostituição, ao trafico; muitos chegam a passar anos em prizídios, outros em penitenciarias, clínicas de reabilitação, tudo isso em busca de algo inexistente.


Para vc jovem que ainda está buscando tudo isso, venho com toda certeza do mundo, te dizer que é a maior tolice de sua vida. Confesso que nunca busquei nada disso para ser feliz, mais sei onde encontrar a felicidade, ou melhor já encontrei a verdadeira felicidade. O CRISTO morreu na cruz para a minha felicidade, para que eu fosse feliz a vida toda.

Eu tenho a graça de conviver com pessoas maravilhosas que enfeitam a minha vida, de carinho, alegria, amor. São verdadeiros amigos!!

Sabe aquele que vc conheceu la na balada, no mundo da droga, do crime... no momento que as coisas não deram bem para o seu lado todos correram, fugiram te deixaram na mão. Não é verdade?

Os que eu tenho em minha vida, os que o próprio Cristo me apresentou para que pudessem caminhar comigo não me abandonam nos momentos difíceis.

Querido jovem, já deves ter percebido que com Deus é bem melhor. Então, o que estas fazendo? Mendigando essa felicidadezinha do mundo? Pare com isso, de um basta em toda essa mentira que o Mundo te prega! O SENHOR TEM O MELHOR PARA A TUA VIDA!!!

Procure-o enquanto é possível encontra-lo! Tudo o que Ele faz, é te esperar. Desde àquela vez que vc saiu lembra, para buscar a felicidade onde ela não existe, naquele dia o Senhor te esperava na casa Dele para te dar a felicidade que precisas!!

Então vem, tem alguém que quer te abraçar, te acolher nos seus braços e te consolar. Ele é, solução de tudo, Ele é Jesus a tua salvação, teu lugar é no seu coração!!!( música da Adriana )


Fika com Deus!!
Abraços,
Seu irmão















Pedro Jr.
(Grupo JOMEC, Jovens Missionários Em Cristo)
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Santa Maria Pará.